quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A era da interface engessada

Mais de 10 meses depois de ser apresentado pela Apple e oito meses depois de seu lançamento no mercado americano, chega amanhã, à meia-noite (0h de sexta-feira), ao mercado brasileiro, o iPad, tablet da Apple que roda o iOS, o sistema operacional do iPhone e do iPod Touch. Quem já usou conta que a experiência é revolucionária. Até pessoas que nunca tiveram a menor familiaridade com tecnologia se sentem à vontade para usá-lo.

Para os usuários acostumados com o Mac OS e o Mac OS X, o choque é inevitável. O usuário não pode instalar os programas que quiser (a não ser que faça o jailbreak), não sabe onde os arquivos estão salvos, não consegue customizar a interface e não pode sequer mudar o formato de hora no relógio.

Pensando bem, mudar o formato do relógio não dá mais para fazer nem no Mac OS X Snow Leopard. Em versões anteriores do sistema, o relógio obedecia ao formato de hora configurado pelo usuário no painel de preferências Internacional (até o Mac OS X 10.4 Tiger) ou Idioma e Texto (a partir do 10.5 Leopard). Agora, o relógio insiste em exibir o símbolo das unidades de tempo no sistema anglo-saxão (:), mesmo que o usuário tenha configurado manualmente as preferências para os símbolos dessas unidades no sistema internacional (h, min e s). Confira nas capturas de tela abaixo:




Para resolver esse problema, tive que apelar para um programa (na verdade, um painel de preferências) chamado iClock pro, que traz ainda outros recursos, como exibir a fase da Lua na barra de menus e um prático calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário