sábado, 30 de outubro de 2010

A sua cara

A possibilidade de personalização do sistema sempre foi um dos trunfos do Mac OS, desde a época do sistema clássico. Hoje em dia, Linux e Windows também podem ter a interface customizada, mas no Mac as mudanças parecem mais fáceis.

Nessa área, um software muito útil é o FruitMenu, da Unsanity. Ele devolve uma funcionalidade muito bacana que existia até o Mac OS 9.2: o Menu Apple customizável pelo usuário e que, desde o System 7.5, tinha submenus hierárquicos. Naquela época, havia uma limitação de até 10 níveis. Com o FruitMenu, esse recurso é ilimitado.

Colocando um atalho do ícone do seu HD na pasta dos itens do FruitMenu, você pode navegar virtualmente por todo o conteúdo das pastas do disco, sem necessidade de ficar clicando para abrir janelas ou colunas. No Mac OS X, é possível fazer o mesmo arrastando o ícone do HD ou de uma pasta para o lado direito do Dock, escolhendo a opção de visualização por lista. Mas, para quem é usuário das antigas, o lugar “natural” para isso é o Menu Apple.

O FruitMenu custa apenas US$ 15. Mas, mesmo se custasse o dobro ou o triplo, valeria cada centavo investido nele. O FruitMenu ainda coloca submenus nas Preferências do Sistema e menus contextuais adicionais.

O programa ainda não tem versão em oficial em português, mas você pode traduzi-lo “na unha”. No próximo post explicarei como se faz para localizar um aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário