segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Limpeza estética

Para você que é designer ou é um leigo, como eu, que se interessa por design, um filme imperdível é Helvetica, um documentário sobre o tipo (“fonte”) homônimo. Criada em 1957, a Helvetica ficou associada ao modernismo e à escola Bauhaus. Disponível nos torrents da vida, o longa aborda a onipresença da fonte, que pode ser vista em logotipos, anúncios, placas de sinalização, luminosos e tantos outros lugares. Essa superexposição do tipo divide a opinião dos designers.

Um dos detratores cita a versão “genérica” da Helvetica, a Arial – uma praga que se disseminou graças à Microsoft, que obteve o licenciamento da fonte por ser mais barata que a original. Criada em 1982, a Arial virou uma das fontes padrão do Windows 10 anos depois, tornando-se uma espécie de Helvetica dos países emergentes. É mais um dos efeitos nefastos da popularização do sistema da Microsoft como “padrão de mercado”. A Apple, por sua vez, paga os royalties à Linotype, por isso o Mac já vem com a Helvetica original instalada.


Se o uso da Helvetica pode ser visto como falta de criatividade ou mais do mesmo, o que se dirá de sua imitação barata? Enquanto a original divide opiniões, a Arial é unaminidade: não existe no mundo tipo mais medonho. Embora os dois tipos sejam assemelhados, a diferença entre eles salta aos olhos em alguns caracteres, como as letras maiúsculas R, G e C, as minúsculas a e t e os números 1 e 2. Se você é bom observador, vai se dar bem nesse quiz: qual é a original (Helvetica)? Das 20 questões, 18 são facinhas. Mattel e Toyota, em caixa alta, não são tão óbvias e exigem olhos muito bem treinados.


Se você, como eu, não suporta a Arial, existe um jeito fácil de se livrar dela: abra o aplicativo Catálogo de Fontes.app, selecione todas as versões da famigerada, control-clique (ou clique com o botão direito nos mouses de múltiplos botões, ou ainda clique com os dois dedos no Magic Trackpad) e selecione “Desativar Fontes” no menu contextual. Imediatamente, se você abrir o Safari, por exemplo, todas as páginas que estariam em Arial passam a exibir a Helvetica. Desativar a fonte é mais seguro que deletar, porque se você tiver problema com algum aplicativo, como os do pacote Office, da Microsoft, basta reativar a desgraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário